Resolvendo problemas

Autenticação de dois fatores Facebook – Não tenho mais o número do celular

Eis que você foi entrar na sua conta do Facebook e esqueceu que tinha autenticação de dois fatores ativada por SMS e acabou trocando o número do celular.

Calma! Fica tranquilo que você ainda consegue recuperar o seu acesso ao Facebook. Vem que a gente te mostra como.

autenticacao-de-dois-fatores-facebook-nao-tenho-mais-o-numero-1

Chegou nessa tela acima e pensou “Ferrou! Não tenho mais o número do celular. E agora?”

Tá vendo ali um link azul “Precisa de outra forma de confirmar que é você?”, clica nele que a Meta vai te fornecer algumas formas de você conseguir acessar a sua conta do Facebook mesmo sem ter mais acesso ao número do seu celular.

autenticacao-de-dois-fatores-facebook-nao-tenho-mais-o-numero-2

A Meta geralmente fornece 2 opções para confirmar que realmente é você acessando a sua conta. Se para você não aparece nenhuma delas, veja nossa última dica no final desse artigo. São elas:

1 – Entre em contato conosco pela Central de Ajuda

Nesse formato, a Meta fornece um chat do Messenger, um chatbot na realidade e que ao clicar em “Enviar um vídeo”, ela te fornece todas as informações necessárias para enviar esse vídeo ou ela te envia tudo por email.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero chat

Segue um exemplo abaixo do formato desse email e o que ela pede para que você grave nesse vídeo.

autenticacao-de-dois-fatores-facebook-nao-tenho-mais-o-numero-email

Basicamente você precisa anotar em um papel este código, que a Meta vai te fornecer, e fazer um vídeo selfie segurando esse papel.

Assim que você fizer, basta anexar no e-mail que eles analisarão esse vídeo e tomarão a decisão se você vai poder acessar a sua conta do Facebook ou não.

2 – Carregar documento de identidade

Já nesse formato, digamos que seja mais simples, pois você vai precisar somente enviar um documento de identidade para a Meta.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 3

Mas, ainda assim, você vai passar por várias etapas, sendo a primeira delas, mencionar um outro e-mail e que não seja atrelado ao Facebook.

Na sequência, a Meta vai te enviar um código de confirmação nesse e-mail pra que você possa seguir.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 4
autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 5

Após confirmar esse código, basta escolher o documento desejado e enviar a foto.

Lembre-se que a Meta lê os seguintes dados do seu documento:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Foto

Se essas informações do seu documento não coincidirem com as informações do seu perfil do Facebook, a Meta não conseguirá desbloquear a sua conta do Facebook.

Após o envio da foto, basta aguardar a decisão da Meta.

Infelizmente não foi possível confirmar sua identidade

Eis que você tentou um dos métodos acima, mas recebeu o seguinte aviso “Infelizmente não foi possível confirmar sua identidade usando a foto fornecida”.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 6 erro

Geralmente isso acontece porque a sua foto não está nítida ou as informações do seu perfil de Facebook e o documento enviado não coincidiram.

Sua conta está desbloqueada

Se você recebeu um e-mail com o assunto “Agora você pode acessar sua conta novamente”, parabéns! Você conseguiu mostrar para a Meta que é você mesmo acessando a sua conta.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 6 sucesso

Assim que você acessa a sua conta novamente, você receberá o seguinte aviso: “Sua conta está desbloqueada”.

autenticacao de dois fatores facebook nao tenho mais o numero 7

Daí em diante você terá a opção de redefinir a autenticação de dois fatores clicando em “Gerador de códigos” ou salvar os códigos reserva para um próximo login.

Nós já fizemos um artigo sobre autenticação de dois fatores e mencionamos a importância de você não utilizar SMS e sim a autenticação por aplicativo, devido a grande falha de segurança das operadoras.

Pra mim não adiantou nenhuma das duas opções acima

Se você tentou as duas opções acima e não resolveu, você pode tentar partir pro consumidor.gov e abrir uma solicitação direcionado para o Facebook / Instagram solicitando ajuda para recuperar a sua conta.

No mais, se você tentou tudo isso e ainda está travado no desbloqueio, não hesite em nos chamar no Whatsapp, estamos por aqui.

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

error: