Marketing Digital

Quando NÃO ter uma loja virtual (site)

É eu sei que parece estranho um título desses, mas eu quero que você entenda que você pode não precisar de uma loja virtual (site) por enquanto.

Mas porque isso?

Eu falo isso, porque nós prestamos serviço de criação da lojinha (sacolinha) do Instagram e consultoria de tráfego pago e muita gente chega com perfil novo no Instagram, uma nova loja virtual (nas grandes plataformas como NuvemShop, Loja Integrada, Shopify) solicitando a criação da lojinha (sacolinha) do Instagram.

Muitos nem conseguem, porque é barrado pelo tempo de criação do perfil do Instagram que precisa ser de no mínimo 30 dias.

Até aí tudo bem, porque a pessoa espera os 30 dias, nesse meio tempo termina de montar a loja virtual, cadastra seus produtos, formas de pagamento, de entrega, dá aquele tapa no design e volta a nos chamar pra criar a lojinha (sacolinha) do Instagram.

Montamos a lojinha (sacolinha), enviamos tudo pra aprovação, tudo é aprovado e o cliente fica super feliz.

Afinal com o recurso da sacolinha você poder marcar seus produtos nos posts, as pessoas tem acesso aos seus produtos de forma muito mais rápida, sem precisar sair do ambiente do Instagram, o alcance dos seus posts aumentam porque seus posts aparecem na aba de Lojas e você passa muito mais credibilidade na rede.

Hora de investir no tráfego pago

Tudo vai muito bem até o cliente resolver investir em tráfego pago. Afinal, pra você poder escalar suas vendas hoje em dia, não tem escapatória, somente com tráfego pago. Lá se foi a época de viver de orgânico, isso só a Bela Gil mesmo.

O cliente começa a turbinar seus posts direto pelo celular e coloca o objetivo “Mais acessos ao site”, afinal, se eu já tenho loja virtual, preciso jogar as pessoas pra dentro do meu site pra fazer vendas, certo? ERRADO! É aí que começa a c4g4d4.

Não estou dizendo que fazer impulsionamentos (turbinar posts) direto pelo celular seja ruim, pelo contrário, dá muito resultado!

Porém, neste caso, onde a pessoa já possui uma loja virtual e quer realizar vendas através dela, o mais recomendado é fazer campanhas de conversão, que são campanhas que você realiza somente dentro de um Gerenciador de Anúncios, utilizando um computador (desktop).

Campanha de conversão X campanha de tráfego

Caampanhas de conversão utilizam informações do famoso Pixel, que é um código que você implementa dentro da sua loja virtual que “dedura” tudo que o visitante faz no seu site para a Meta.

Assim que o visitante chega na sua loja virtual, o Pixel já informa para a Meta que o fulaninho de tal acessou a sua loja virtual, viu o produto xpto, adicionou ele no carrinho, chegou na finalização de compra e comprou.

Dessa forma a Meta consegue descobrir o perfil ideal do seu comprador e assim encontrar pessoas semelhantes a ela dentro da sua rede.

Afinal você quer que ela encontre pessoas que acessem a sua loja virtual e passem por todos as etapas, chegando até a compra, né.

E como campanhas de conversão exigem um pouco mais de conhecimento técnico, as pessoas desistem e ficam com os impulsionamentos.

Porém, campanha de impulsionamento com objetivo “Mais acessos ao site” são as famosas campanhas de tráfego, que o único objetivo dela é levar a pessoa para o seu site e nada mais, diferente da campanha de conversão onde o objetivo dela é buscar pessoas que acessem o seu site e ainda realizem alguma uma ação específica, que no nosso caso seria a compra do produto.

E o temido orçamento

Até aí você já percebeu que tanto campanhas de tráfego ao site e conversão, necessitam obviamente de um site, mas além disso temos um outro ponto a se considerar para campanhas de conversão principalmente para loja virtual, o orçamento!

Sim, você precisa de um bom orçamento para começar campanhas de conversão para loja virtual e aqui vai depender do que é muito pra você. Afinal, o mínimo hoje pra anunciar na Meta é de U$ 1 / dia, ou seja, em torno de R$ 150 / mês.

E quando eu falo “um bom orçamento” estou me referindo a um orçamento de no mínimo R$ 1.000 / mês pra começar a brincar com campanhas de conversão pra loja virtual.

Você começar a ter vendas e não com o objetivo de lucro ainda, começa com o objetivo de pelo menos empatar no investimento.

Porque tanta grana assim?

E porque raios uma campanha de conversão pra loja virtual precisa começa com tudo isso?

Porque esse tipo de campanha é a campanha mais cobiçada da Meta, você vai brigar com os grandes e como tudo nos anúncios são baseado em leilões, o famoso CPM (custo por mil impressões) é sempre maior nas campanhas de conversão e ele sendo maior, geralmente todo o resto aumenta, o CPC (custo por clique) e seu CPA (custo por aquisição).

Além claro da famosa “fase de aprendizado”, onde a Meta precisa de pelo menos 50 conversões em um prazo de 7 dias pra poder entender o perfil do seu cliente e conseguir trazer pra você mais conversões. Ou seja, você precisa realizar 50 vendas em 7 dias.

Muita calma nessa hora!

Tá, mas então não tem saída? Você diz que campanha de tráfego ao site não presta e que é só a de conversão que dá resultado, mas ela é muito cara. Nunca vou conseguir fazer anúncios pra vender mais na minha loja virtual?

Calma e é aí que entra o título desse artigo, do porque você não precisa de uma loja virtual logo de início.

Se o seu produto for único, exclusivo, preço bizarramente baixo e muito desejado, esquece tudo o que eu falei e mete o pau nas campanhas de conversão com orçamento mínimo por mês ou até mesmo as campanhas de tráfego ao site que com certeza vai te dar resultado.

Porque é o que eu sempre digo, se você tem um produto muito fod4 e sabe muito bem vender, domina a arte de copywritting. Então meu amigo, qualquer tipo de campanha que você faça, vai te dar resultado.

Agora se o seu produto é só mais um igual a muitos no mercado digital e aqui eu falo dos produtos comuns como: eletrônicos, eletrodomésticos, casa e decoração, moda, acessórios e cosméticos eu seguraria um pouco a criação da loja virtual de início.

Turbinar publicação com objetivo de “Mais mensagens”

A primeira coisa que eu faria caso quisesse começar hoje a vender produtos na internet, seria sim criar um perfil de Instagram, deixar ele bonitão, um feed bacana, uma bio bem elaborada, alguns destaques organizados e já começaria a fazer anúncios.

Impulsionamentos com objetivo de “Mais mensagens”, pois são campanhas com objetivo de levar as pessoas para o seu direct ou whatsapp.

Dica: ao realizar esse tipo de campanha, procure começar em um raio pequeno, alguns km da sua localização atual e vá expandindo aos poucos, pois dessa forma você otimiza a veiculação e os seus custos de frete.

E aí meu amigo, é no 1 x 1, você vai atender muito bem esse lead (prospect) e fazer a venda, porque você precisa levantar grana rápido, você precisa de caixa e assim vai escalando as suas campanhas, impulsionando cada vez mais seus posts e vendendo mais.

Quando chegar o momento em que você não consegue mais dar conta de atender seus directs ou whatsapp, daí sim é o momento de você pensar em criar a sua loja virtual.

Porque aí você terá caixa suficiente pra iniciar campanhas de conversão para a sua loja virtual.

Agora não tem problema se você quer porque quer criar a sua loja virtual, não tem mal algum, afinal hoje você consegue criar sem custo, como é o caso da NuvemShop. E também se você quer criar a lojinha (sacolinha) do Instagram, você vai precisar de uma loja virtual.

Nesses casos, monte a sua loja virtual, porém ao realizar os anúncios na Meta, foque primeiro nas campanhas com objetivo de mensagem e não tráfego para o site e muito menos conversão.

Conclusão

O que eu quis trazer pra vocês nesse artigo é mais uma reflexão sobre ter ou não uma loja virtual logo de início. Pois, muitas vezes as pessoas complicam as coisas no mercado digital e não precisa.

Pra começar a vender na internet hoje você só precisa de um perfil de Instagram, de um Whatsapp Business e um orçamento mínimo pra turbinar seus posts.

vendendo no 1 a 1 e só depois que conseguir levantar um caixa bacana, você parte pra loja virtual, pois aí o tipo de campanha recomendado é outro, é o que chamamos de campanha de conversão, que exige muito mais verba pra te dar resultados expressivos.

Se você chegou até aqui e ficou ainda mais confuso, relaxa, temos a nossa consultoria de tráfego pago onde passaremos horas discutindo o seu negócio e traçando a melhor estratégia pra você vender cada vez mais na internet. Conte com a gente!

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

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