Lojinha do Instagram

Como criar a lojinha (sacolinha) do Instagram

Antes de a gente começar quero te dar 2 opções:

Opção 1 – Deixa com a gente

Se você não tem muita paciência de seguir todo esse tutorial ou tem pouquíssimo conhecimento das ferramentas da Meta ou simplesmente não tem tempo pra isso, fica tranquilo, pois nós prestamos esse tipo de serviço, somos especialista em criação de lojas no Instagram e já fizemos mais de 100 lojas aprovadas até hoje.

Caso tenha interesse, é só conhecer o nosso serviço de Criação de Loja no Instagram.

Opção 2 – Faça você mesmo

Aqui faremos uma ressalva e não é sensacionalismo, nem nada desse tipo, mas precisamos alertá-lo dos riscos de fazer sozinho, ok?

Pois, recebemos muitos clientes que tentam sozinho e acabam pedindo a nossa ajuda no meio do caminho e tá tudo bem também.

Análises da meta

Você pode seguir o tutorial todo abaixo, passo a passo, sem pular nenhum e mesmo assim não ter a sua lojinha (sacolinha) aprovada, já que existem fatores que fogem do nosso controle, que são as análises da própria Meta, ok?

Por isso que se você contratar nosso serviço, você só paga depois que aprovarmos a sua lojinha (sacolinha).

Bloqueios de conta

Existem diversas análises a serem feitas pela Meta e nesse meio do processo, podem ocorrer bloqueios nas suas contas, caso o envio dos documentos seja feito de forma errada.

Particularidades de plataforma

O nosso tutorial é completíssimo, e ensinamos de uma forma que contempla a grande maioria das plataformas de e-commerces, porém pode acontecer de uma ou outra etapa ficar confuso, pois elas possuem suas particularidades.

Portanto, se quiser seguir, fique a vontade e faça por sua conta e risco.

E qualquer dúvida que tiver, não hesite em nos chamar no Whatsapp.

Vamos começar?

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Tudo se inicia com um Perfil de Facebook, é a partir dele que você começa toda a configuração e é aí que as pessoas já erram, pois todo perfil de facebook deve ser de uma pessoa física, um ser humaninho e não do seu negócio como muitos fazem.

E porque isso? Porque um dos requisitos da criação da loja do Instagram é verificar seu gerenciador de negócio e pra isso você vai precisar confirmar que o seu perfil de facebook é real, de uma pessoa (você pode também verificar usando os dados da sua empresa, seu CNPJ, mais pra frente vou te mostrar).

Entendido isso, vamos ao passo a passo exatamente nessa ordem e requisitos pra criação da lojinha (sacolinha) do Instagram (ah! tudo deve ser feito em um computador, ok?):

  1. Criar um perfil pessoal do Facebook
  2. Criar um Gerenciador de Negócio
  3. Criar uma Página no Facebook
  4. Criar um Perfil empresarial no Instagram
  5. Criar a sua loja virtual (um site)
  6. Criar uma Conta Comercial utilizando sua página e seu perfil
  7. Gerar o XML dos produtos lá na plataforma da sua loja virtual
  8. Criar uma fonte de dados na sua Conta Comercial usando seu XML
  9. Verificar o seu Gerenciador de Negócio (usando seus dados pessoais ou empresariais)
  10. Verificar o seu domínio (o seu site) no Gerenciador de Negócio

Agora vamos desbravar cada um desses itens!

1. Criar um perfil pessoal do Facebook

Aqui nem preciso explicar, né? É só acessar o site do Facebook e criar a sua conta. Porém, vou te passar algumas dicas pra deixar sua conta certinha, pra facilitar lá na frente quando verificarmos o seu gerenciador de negócio (item 9).

Atente-se as seguintes informações no seu perfil:

Seu nome completo, igual o que está em seu documento. Você pode editar seu nome na Central de Contas.

Central contas

Ou na aba Sobre do seu perfil, em Detalhes sobre você, outros nomes e marque “Nome de registro”.

Sobre Perfil

E também verificar se a sua data de nascimento está correta lá na Central de Contas em Dados pessoais.

Central contas 2

Ah, vale a pena também você já ativar a autenticação de dois fatores, pois a Meta está exigindo cada vez mais essa segurança para os seus usuários. Pode até acontecer de você perder acesso ao seu Gerenciador de Negócio só porque você não ativou a autenticação de dois fatores e aí meu amigo, é dor de cabeça na certa.

2. Criar um Gerenciador de Negócio

Agora é a hora de criar o Gerenciador de Negócio, o seu principal ativo dentro da Meta, que é onde todo o seu negócio fica atrelado. Caso você já tenha algum gerenciador, é só clicar no botão “Criar uma conta empresarial” ou já na sua cara vai aparecer as instruções pra criar uma conta.

Criar BM

3. Criar uma Página no Facebook

Uma vez criado o seu gerenciador de negócio, você vai se depara com uma tela mais ou menos assim:

Gerenciador de Negocio

Basta você ir em Páginas > Adicionar > Criar uma nova página e seguir com a criação.

4. Criar um Perfil empresarial no Instagram

Se você chegou até esse passo a passo, você já possui o seu Instagram, então agora é hora de vincular ele no seu Gerenciador de Negócio indo em: Contas do Instagram > Adicionar > Inserir suas credenciais

Lembrando que o seu perfil precisa ter pelo menos 30 dias de vida, possuir um certo número de postagens, em torno de 30 ta ok e claro seus produtos estarem dentro das normas da Meta.

5. Criar a sua loja virtual (um site)

Sim! Você vai precisar de uma loja virtual, ter um site pra poder criar a loja do Instagram, porque a loja do Instagram nada mais é que uma ponte entre o seu perfil do Instagram com a sua loja virtual.

Caso você ainda não tenha criado, recomendo fortemente a NuvemShop. Você cria a loja em poucos minutos, tem app pra celular, é facinho de usar e a aprovação da lojinha (sacolinha) do Instagram é quase certa.

Lembrando que catálogo virtual não é loja virtual, ok? Sua loja virtual precisa ter pelo menos 5 produtos, formas de envio e formas de pagamentos configurados. Seu cliente precisa iniciar e concluir a compra tudo dentro do seu site. Qualquer tipo de redirecionamento que o seu site faça, que é o caso de checkout não transparente, a Meta vai reprovar a sua lojinha (sacolinha) do Instagram.

6. Criar uma Conta Comercial

Voltando na tela do Gerenciador de Negócio, lá no topo do site tem aquele menuzinho (3 risquinhos), acessando ele você vai em Gerenciador de Comércio > Adicionar conta

Conta Comercial 1

Insira seu e-mail comercial, verifique se os canais de venda estão corretas, com a sua página do Facebook e seu perfil de Instagram. Na parte de Produtos, não precisa mexer e por fim no Método de finalização da compra, certifique que esteja Finalização da compra em outro site.

Conta Comercial 2

Feito isso, sua Conta Comercial estará criada!

7. Gerar o XML dos produtos lá na plataforma da sua loja virtual

Agora é hora de gerar o seu XML, que nada mais é que um link interno da sua loja virtual que possui todas as informações dos seus produtos tais como: título do produto, descrição, valores, fotos e outros.

Nós aqui sempre criamos a lojinha (sacolinha) do Instagram utilizando XML, pois dessa forma sua lojinha (sacolinha) ficará sempre atualizada. Basta que você altere seus produtos na sua loja virtual que automaticamente será refletida na sua lojinha (sacolinha) do Instagram.

Esse é um passo que depende da plataforma da sua loja virtual, por isso não vamos conseguir instruir você por aqui, porque atualmente existem inúmeras plataformas no mercado e cada uma trata de uma forma diferente.

Mas não tem segredo, caso tenha dúvida de como conseguir esse link, é só pesquisar no Google: “xml + plataforma”, por exemplo: “xml nuvemshop”, “xml loja integrada”, “xml baggy”, “xml wordpress” e por aí vai.

8. Criar uma fonte de dados na sua Conta Comercial usando seu XML

Com o link em mãos, é hora de criar a sua fonte de dados lá no Gerenciador de Comércio acessando Fonte de Dados > Selecionando “Data feed”

Fonte dados 1

Basta marcar “Sim” e avançar

Fonte dados 2

Cole a url do seu XML e clique em avançar

Fonte dados 3

Pode deixar “A cada hora”. Isso faz com que a sua lojinha (sacolinha) do Instagram se mantenha sempre atualizada, com todos os produtos da sua loja virtual.

Vale ressaltar aqui que muitas plataformas de loja virtual atualizam o seu XML uma vez por dia, então mesmo que você configure “a cada hora”, a sua lojinha (sacolinha) do Instagram só vai atualizar de fato, depois de 24 horas, que é quando a sua loja virtual atualiza o seu XML.

Isso significa que quando você faz alguma modificação de produto na sua loja virtual, seja ela uma inserção ou alteração, essa modificação só vai aparecer na sua lojinha (sacolinha) do Instagram depois de 24 horas.

Fonte dados 4

E por fim pra finalizar, é só alterar a moeda padrão para BRL caso você esteja no Brasil.

Fonte dados 5

9. Verificar o seu Gerenciador de Negócio (Detalhes da organização ou documentos de identidade)

Depois que você cria a Conta Comercial no Gerenciador de Comércio, que é a base pra lojinha (sacolinha) do Instagram, a Meta habilita a função de verificação de gerenciador de negócio e de uns tempos pra cá ela tornou isso um item obrigatório pra você ter a lojinha (sacolinha) do Instagram aprovada.

Dependendo do seu perfil do facebook você pode ter 2 opções de verificação: usando dados pessoais (documentos de identidade) ou dados empresariais (detalhes da organização). Existem casos em que você só poderá fazer essa verificação usando dados da sua empresa.

Caso seja possível você verificar utilizando “Documentos de identidade”, eu recomendo essa opção, pois é um método bem mais simples e rápido pra verificação, quase que instantâneo.

Basicamente é enviar uma foto do seu documento e recomendo que seja a sua CNH, podendo ser a digital também. Tenha a certeza de que o documento esteja inteiro, sem cortes e bem nítido.

E é por isso que enfatizei lá no item 1 a importância de ter o seu nome completo e data de nascimento correto no seu perfil, porque é agora que a Meta cruza esses dados: do seu perfil e do seu documento.

verificacao bm 2

Agora caso você não tenha a opção de selecionar “Documentos de identidade”, então você terá que verificar utilizando o seu CNPJ, selecionando a opção de “Detalhes da organização”.

Após você preencher todos os dados da sua empresa, a Meta cruza essas informações com o seu banco de dados de empresa e caso ela encontre sua empresa, você terá a opção de verificar utilizando o telefone que está atrelado no seu cartão cnpj.

Agora caso ela não encontre sua empresa, então a Meta vai te dar várias opões de verificação e neste caso, basta escolher a que seja mais fácil pra você.

verificacao bm 3

E por fim selecionar os documentos da sua empresa que ao meu ver o mais fácil é o “Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica”, já que você pega rapidinho lá no site da Receita e já contém todas as informações inclusive as de endereço.

verificacao bm 4

Ao final desse processo, você deve aguardar um prazo de até 2 dias úteis, porém a verificação pode acontecer dentro de alguns minutos ou no máximo 14 dias úteis. Caso exceda esses prazos, só entrando em contato com o suporte pra resolver.

10. Verificar o seu domínio (o seu site) no Gerenciador de Negócio

E por fim chegamos a última etapa que as vezes não é nem necessária, mas recomendo fortemente a realizar.

Lá no Gerenciador de Negócio, basta acessar Adequação e segurança e depois Domínios. Clique no botão Adicionar e Criar um novo domínio.

Assim que você inserir o seu domínio a Meta te dá algumas opções pra verificação sendo a “Adicione uma metatag ao seu código-fonte HTML” a mais recomendada e fácil.

Verificacao dominio 2

E agora você precisa copiar essa metatag e colar lá na plataforma da sua loja virtual. Pra saber onde colocar, recomendo que você vá no Google e pesquise por “inserir código html [sua plataforma]” que com certeza você vai encontrar algum passo explicando, pois isso varia bastante de plataforma pra plataforma.

Feito essa inserção, clique no botão Verificar domínio e pronto, domínio verificado!

Verificacao dominio

E agora o que fazer?

Se você conseguiu completar todos os 10 passos acima, agora o que te resta é aguardar todas as análises que a Meta precisa fazer pra aprovar a sua lojinha (sacolinha) do Instagram.

Basicamente as análises e o tempo aproximado de cada uma são:

  • Seu perfil do Instagram ser aprovado para o recurso da lojinha (sacolinha) – minutos até 3 dias
  • Gerenciador de negócio verificado – minutos até 2 dias
  • Conta Comercial aprovada – até 7 dias
  • Análise do site – minutos até 7 dias

Isso tudo é aproximado e eles alegam demorar muito mais que isso, mas esse são os prazos que a gente enfrenta por aqui. Portanto, muitas vezes conseguimos aprovação de tudo em questões de minutos e algumas vezes leva uma semana.

E pra fechar, caso tudo isso seja muito complicado pra você ou você tentou e travou em alguma etapa, fica tranquilo, chama a gente lá no Whatsapp, com certeza a gente pode te ajudar a ter a sua lojinha (sacolinha) aprovada.

Espero ter te ajudado de alguma forma e precisando da gente, é só nos chamar!

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

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