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Orçamento Facebook Ads – Total (vitalício) ou diário

Orçamento Facebook Ads, qual utilizar? O total (antigo vitalício ou o diário)? Essa é a dúvida mais comum pra quem começa a anunciar

Primeiro vamos entender o que cada tipo de orçamento Facebook Ads significa:

Orçamento Facebook Ads Total (vitalício)

Pra você conseguir utilizar o orçamento total, você precisa configurar uma data de início e fim da sua campanha, isso é obrigatório.

Vamos supor que você configurou a sua campanha para rodar um mês inteiro.

A Meta vai procurar gastar todo o seu orçamento no decorrer do mês, porém terá dias que ela vai gastar mais e terá dias que ela vai gastar menos, porém ao final do mês, o valor gasto não excederá o valor que você estipulou.

Orçamento Facebook Ads Diário

Já no orçamento diário, você não precisa estipular uma data de término da sua campanha.

A Meta vai procurar gastar todos os dias de forma igual o orçamento que você estipulou.

Simples assim!

Quando utilizar orçamento total

A teoria foi explicada, mas agora vamos aprofundar um pouquinho mais na prática pra entender quando utilizar um ou outro.

Na maioria dos casos, utilize o orçamento total, pois dessa forma a Meta vai otimizar e muito a sua verba e explico o porque.

Nós sabemos que a Meta sabe tudo da gente, né, mais do que você imagina. Ela consegue traçar todo o nosso perfil de comportamento dentro da rede.

Ou vai me dizer que você nunca conversou com seu amigo sobre algo e de repente você começou a ver anúncios sobre o que vocês conversaram.

Pois é! E justamente por saber tudo da gente, ela sabe exatamente os momentos certos pra te mostrar o anúncio certo.

Estabelecimento físico ou negócio local

Vamos supor que você possua um bar e resolve fazer anúncios com o orçamento total ativado.

A Meta sabe que de quinta-feira a domingo, o povo adora sair do trabalho pra tomar uma.

Sabendo disso, as chances dos seus anúncios terem mais resultados nesses dias será bem maior do que segunda a quarta.

Portanto, o seu gasto em anúncios nesses dias será maior.

Agora, se você configurar orçamento diário, você está forçando a Meta a veicular seus anúncios todos os dias de forma igual.

O que vai acontecer é que você vai acabar perdendo dinheiro em anúncios de segunda a quarta, porque o povo vai ver seu anúncio ou nem vai ver e consequentemente você não terá resultados.

Veiculação programada

Outro fator importante do orçamento total é a possibilidade de configurar a veiculação programada que nada mais é que configurar exatamente quais serão os dias e horários que seus anúncios poderão ser veiculados.

Mais uma vez, isso é ótimo para negócios locais, afinal você não vai quere veicular seus anúncios nos momentos em que seu estabelecimento estiver fechado ou sem atendimento, né.

Quando utilizar orçamento diário

Bom, já deu pra perceber que o orçamento total acaba sendo mais útil pra maioria dos casos, afinal você utiliza da inteligência artificial da Meta em veicular seus anúncios no dias e horários em que o seu público alvo estará mais ativo nas redes.

Porém, o orçamento diário pode ser útil sim pra alguns casos.

Quando a gente está tratando de casos onde o nosso negócio funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana que são mais os casos de info produtos ou coisas relacionadas.

Onde toda o atendimento e a venda é feita de forma automática.

Porém, mesmo assim eu ainda aconselho você a fazer testes, pois novamente, a Meta conhece o comportamento do nosso público alvo e pode acontecer de o seu público estar mais ativo nas redes ou mais propensos a comprar o seu produto em certos dias da semana.

Mesmo o seu produto ou serviço estando disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

Plataformas automatizando tudo

Só pra fechar, se você gerencia anúncios há um tempo, já deve ter percebido que cada dia que passa as plataformas, seja Google ou Meta, estão automatizando todos os processos.

Isso porque eles investem pesado em inteligência de dados e inteligência artificial e a cada dia que passa, eles colhem mais e mais nossas informações. Esse é o maior ativo deles.

Conseguindo traçar cada vez mais o nosso comportamento.

E para quem é controlador (como eu hehe), é difícil aceitar isso. A gente quer estar sempre no controle das coisas, porém o que eu mais venho notando é que quanto mais a gente deixa esse controle nas mãos deles, melhor.

Eu mesmo já bati de frente diversas vezes com segmentações nessas plataformas e acabei perdendo.

O que mais a gente pode e deve ter controle são nos nossos anúncios em si (os criativos), por enquanto, porque o Google também está utilizando inteligência artificial até pra montar seus anúncios.

Eles já conseguem varrer todo o seu site e com base nisso montar tudo pra você, desde o tipo de campanha, segmentação e até o anúncio.

E na dúvida, o bom e velho teste nunca falha.

No mais, qualquer coisa, chama a gente no Whatsapp.

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

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