Google

Como remover um site do Google

É estranho pensar em remover um site do Google quando a maioria das pessoas imploram para que o Google coloque o seu site nas suas buscas.

Porém, pode sim, acontecer casos em que precisamos retirar um site ou apenas uma página específica do nosso site das buscas do Google.

Vamos pegar um exemplo prático!

Você possui um blog e o acesso ao painel administrativo para criar seus posts é o seu site com o final “/paineladministrativo”

Você não quer que o Google indexe esse painel administrativo, afinal, ninguém precisa ter acesso a ele, somente você, certo?

Google Search Console

Um dos métodos é através do famoso Search Console, antigamente chamado de Webmaster Tools do Google. Através dele, você possui acesso a todas as páginas indexadas na pesquisa do Google do seu site, relatórios de acesso e muito mais.

Assim que você acessa pela primeira vez, você precisa configurar de preferência seu domínio e pra isso ele vai te pedir algumas verificações. Isso serve apenas para provar que esse site que você está tentando configurar seja realmente seu.

google search console

Caso você insira algum domínio que você já tenha o Google Analytics configurado, você poderá utilizá-lo para verificar seu domínio.

Se não, ele pedirá algumas confirmações via zona de DNS, através dos registros TXT ou CNAME. Caso você não tenha conhecimento, basta procurar no Google sobre “zona dns + seu servidor de hospedagem” que você encontrará alguma solução.

google search console 2

Remover conteúdo com urgência

O Search Console te dá a opção de remover algum conteúdo com urgência, porém, saiba que essa remoção é temporária. Pois para remoção definitiva, você precisa seguir os próximos passos.

google search console remocao

Removendo conteúdo pela metatag noindex

A metatag noindex já é uma remoção definitiva, ou seja, o Google não vai mais rastrear o seu site e fazer ele aparecer nas suas pesquisas.

O Google te dá todos os detalhes nas suas documentações. Mas basicamente é você colocar uma metatag dentro do seu código HTML da página que você não quer que ela apareça nas pesquisas.

<meta name=”robots” content=”noindex”>

Onde “robots” significa que qualquer motor de busca, seja ele Google ou qualquer outro não poderá indexar a sua página pois ela possua a tag “noindex”.

Removendo conteúdo pelo robots.txt

Agora pode acontecer de você precisar impedir que o Google indexe um diretório inteiro do seu site ou um arquivo específico ou imagem.

Nesses casos, você precisa usar o robots.txt. Isso mesmo, é um arquivo em texto que você precisa criar e subir na raiz do seu site. O próprio Google dá mais detalhes de como criar um robots.txt

Um exemplo simples do conteúdo de um robots.txt:

  • User-agent: Googlebot
  • Disallow: /login/
  • User-agent: *
  • Disallow: /imagens/documentos.jpg/

O “User-agent” você especifica qual motor de busca, sendo o * (asterisco) todos eles.

E no “Disallow” seria o que você está especificando para que eles não indexem nas buscas.

Removendo conteúdo que não é seu

Agora caso você precise remover conteúdo que não seja do seu domínio, ou seja, você não tem nenhum tipo de acesso a ele. Sinto muito, mas nesses casos somente com ordem judicial você conseguirá e isso nem preciso dizer que é burocrático e demorado, né.

No mais, você pode ver que é tranquilo remover páginas do Google que seja sua, ainda mais pelo Search Console, pois as meta-tags e robots.txt pode ter ficado um pouquinho mais complicado por envolver códigos.

Mas, se ficou com alguma dúvida, fica tranquilo, é só nos chamar por aqui.

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

error: