Google

Qual a melhor correspondência de palavra-chave no Google Pesquisa

De uns tempos pra cá o Google andou mudando bem o funcionamento da correspondência de palavra-chave.

Digamos que antigamente era algo mais no pé da letra, pois hoje a coisa está mais ampla digamos assim. Calma que você vai entender do que estou falando.

Correspondência de palavra-chave X Significado da palavra chave

Primeiro precisamos entender duas coisas que influenciam o funcionamento das campanhas de pesquisa do Google.

O que mais se ouve falar é a tal da correspondência de palavra-chave que atualmente pode ser: ampla, frase ou exata.

Porém não é só isso que influencia, pois temos também o significado da palavra-chave que poderíamos chamar de amplo ou específico (efeito cauda longa)

Correspondência de palavra-chave

Vamos começar pela correspondência de palavra-chave que como mencionei, hoje está mais abrangente do que antigamente.

Veja a tabela do próprio Google abaixo:

correspondecia palavra chave google

Note que o que muda entre a ampla, frase e exata é relacionado ao significado da palavra chave:

  • ampla – pesquisas relacionadas a sua palavra-chave
  • frase – pesquisas que incluem o significado da sua palavra-chave
  • exata – pesquisas com o mesmo significado da sua palavra-chave

E porque eu digo que está mais abrangente? Pois antigamente a correspondência exata não era “mesmo significado” e sim a palavra exata, ou seja, a pessoa deveria pesquisar exatamente do jeito que você colocou a sua palavra chave, nada mais, nada menos.

Ok, mas qual correspondência de palavra-chave usar?

O Google sempre recomenda que você utilize a correspondência ampla, pois ele pressupõe que você não tenha conhecimento total da ferramenta e é o modo mais automático pra você rodar suas campanhas de pesquisa.

É basicamente você dando mais poder para a inteligência do Google pra rodar seus anúncios.

Afinal pesquisas relacionadas é mais abrangente que pesquisas que incluem o significado, certo?

Porém, tome cuidado! Pois de fato a correspondência ampla veicula mais do que a frase e exata, mas você pode estar veiculando pras pessoas erradas, pois são pesquisas relacionadas e não o mesmo significado.

Por isso eu sempre recomendo que você monitore diariamente os termos de pesquisa da sua campanha, pois com eles você consegue ter uma ideia se a sua campanha está sendo impressa pras pesquisas corretas.

Um outro ponto é relacionado a sua verba diária.

Se você possui pouca verba, ou seja, verba que não atinja nem ao menos 10 cliques por dia, recomendo que você já comece com correspondência exata e vá monitorando sua campanha.

Caso ela não performe, altera para frase primeiro e por último a ampla.

Significado da palavra-chave

A essa altura, você já deve ter entendido do que se trata o tal significado da palavra-chave, mas nada como um exemplo pra ficar mais claro.

Vamos de duas palavras-chaves:

[comprar peça de computador]

[comprar placa de vídeo geforce gtx 3060]

Ambas palavras-chaves são de correspondência exata, ou seja, os anúncios só vão aparecer para pesquisas de mesmo significado.

Porém, note que a primeira possui um significado mais amplo do que a segunda que chamamos de cauda longa, mais específica.

Afinal a pessoa da primeira pesquisa está em um estágio de compra mais no topo, está começando a pensar em trocar de computador, dando uma olhada nas peças.

Enquanto a segunda pesquisa está em um estágio de compra mais avançado, ela já sabe qual a peça que ela quer comprar e até o modelo exato da peça.

Ok, mas qual significado usar?

Novamente, se você está começando agora e tem pouca verba, recomendo a sempre iniciar com o significado mais específico, as famosas palavras-chaves de cauda longa.

Pois, seu anúncio será exibido para as pessoas mais preparadas a a comprar o seu serviço ou produto, aumentando suas chances de conversão.

Resumão

Neste artigo vimos as diferenças entre as correspondências de palavra chaves e o seus significados.

E pra fechar, se você está começando agora e está com pouca verba, ou seja, até 10 cliques por dia, aconselho a seguir sua campanha de pesquisa na seguinte ordem:

Correspondência de palavra-chave: exata > frase > ampla

Significado da palavra-chave: específica (com intenção de compra, cauda longa) > ampla

E vá sempre monitorando os termos de pesquisa, pra continuar otimizando suas palavras-chaves e analisando se o seu anúncio está sendo exibido para as pessoas certas.

Caso você comece com exata e específica e o seu anúncio não consiga ser exibido, ou seja, zero impressões, comece alternando a correspondência primeiro até chegar na ampla pra depois resolver alterar o significado.

Com essas dicas, com certeza você economizará muita verba em suas campanhas. Faz aí e depois me conta e já sabe, né. Qualquer dúvida, estamos por aqui.

Daniel Matiello

Apaixonado por tecnologia e atuando no mercado digital desde agosto de 2014. Há mais de 10 anos trabalhando com Meta Ads e Google Ads e agora resolvi compartilhar meu conhecimento para ajudar pessoas nesse ramo, principalmente a resolver as buchas desse mercado digital.

error:

Precisa de uma ajuda extra?

Conheça a nossa consultoria